LITERATURA
DE CORDEL
APRESENTAÇÃO:
Literatura
de cordel também
conhecida no Brasil como folheto,
é um gênero literário popular escrito frequentemente
na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento
popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se
uma forma literária popular no Brasil. O
nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para
venda, pendurados em cordas, cordéis ou
barbantes em Portugal.
No
Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a
tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar
exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras,
também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis
versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e
cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações
muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Uma das características
desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo
dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem
impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias
técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
NÍVEL
ESCOLAR: 4º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1 aula
OBJETIVOS
GERAL:
·
Ler
com fluência e compreensão diversos gêneros textuais.
ESPECÍFICOS
a) Buscar
pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer
inferências), ampliando a compreensão;
b) Compreender
o que ouve argumentando, comparando e concluindo;
c) Compreender
e valorizar obras decorrentes da cultura popular em publicações antigas e
atuais.
CONTEÚDOS
Conceituais: Folclore, literatura de cordel;
Procedimentais:
Compreender a riqueza do folclore
brasileiro.
Atitudinais: Atentar para a linguagem simples do poema e
despertar para a narrativa que traduz a realidade do poeta.
SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ETAPA 1 (1
aula)
Atividade 1.1 -
Buscando os conhecimentos prévios.
A aula será
iniciada instigando os alunos para que eles possam expressar seus conhecimentos
prévios sobre o que sabem sobre o folclore brasileiro, em especial sobre a
literatura de cordel.
Atividade 1.2 – No segundo momento a
professora apresentará o texto “Migrante” de Dalinha Catunda. Realizaremos a
leitura compartilhada do poema e faremos a interpretação oral do texto
sugerido.
Atividade 1.3 – Os alunos assistirão ao
vídeo “ O cordel do Nascimento de Jesus”
Atividade 1.4 – Os alunos farão a
ilustração do poema “Migração” imitando a
técnica da xilogravura.
Atividade 1.5 – Os alunos farão a leitura do texto “ Cordel adolescente, ô xente!” de Silvia Orthof e também a interpretação oral e escrita.
Atividade 1.5 – Os alunos farão a leitura do texto “ Cordel adolescente, ô xente!” de Silvia Orthof e também a interpretação oral e escrita.
CULMINÂNCIA
Produção de um poema de cordel e ilustração utilizando a técnica da xilogravura.
Produção de um poema de cordel e ilustração utilizando a técnica da xilogravura.
A avaliação será
constante mediante a participação dos alunos nas atividades propostas.
RECURSOS
NECESSÁRIOS
Guache preta,
folhas brancas, rolinho de espuma, tesoura, bandejinhas de isopor (daquelas de
frios), palito de churrasco, lápis, projetor multimídia, quadro branco,
pincéis, caderno,
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