A DINÂMICA DA OCUPAÇÃO DO DF E
SUAS CONSEQUÊNCIAS
APRESENTAÇÃO
A
mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília trouxe uma grande quantidade
de pessoas de todos os estados brasileiros para a construção da nova capital. Neste
sentido, Brasília desde que foi criada enfrenta problemas demográficos.
Quando inaugurada sua população já passava de 100 mil habitantes, crescendo de
maneira progressiva. Também contribuiu para o crescimento de algumas cidades do
entorno como Luziânia, Formosa, etc. Este crescimento acelerado causou um
grande impacto sobre a indústria de construção civil, a expectativa de empregos
fez crescer o movimento migratório para Brasília e para as cidades do entorno.
Este alto fluxo demográfico ocorreu durante a construção de Brasília e se
prolongou até meados dos anos 70.
O crescimento do entorno deu-se a
partir do momento que os imóveis no DF tornaram inacessíveis, levando a
população de classe média a adquirir imóveis com preços mais baixos.
NÍVEL ESCOLAR: 4º ano
do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVOS
GERAL:
· Avaliar papel da sociedade na
transformação do espaço geográfico, percebendo manifestações cotidianas
naturais e produzidas pelo homem, na modificação das paisagens;
ESPECÍFICOS
Perceber as relações de interdependência entre a cidade e o
campo, comparando os diferentes modos de vida desses grupos sociais.
Identificar e compreender os espaços geográficos das
regiões administrativas.
Conhecer e valorizar o modo de vida de diferentes
grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem nos quais
se encontram inseridos.
Saber utilizar procedimentos básicos de observação,
descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento
da informação, seja por meio de fontes escritas ou imagéticas.
e) Utilizar a linguagem cartográfica para
obter, representar informações e adequar a vida cotidiana.
f) Realizar entrevista com o intuito de
esclarecer dúvidas ou ampliar conhecimento.
CONTEÚDOS
Conceituais: População do Distrito Federal e Entorno; Região
Centro-Oeste; Regiões Administrativas;
Procedimentais:
Observar as mudanças que o DF enfrenta desde sua
construção.
Atitudinais:
Atentar e despertar para as mudanças no ambiente
físico e econômico produzidas pela migração.
SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ETAPA 1 (1 aula)
Atividade 1.1 - Buscando os conhecimentos prévios.
A aula será iniciada instigando os alunos para que eles
possam expressar seus conhecimentos prévios sobre o que sabem sobre a mudança da
capital para a Região Centro-Oeste. Revisando conceitos como: migração,
imigração, emigração e êxodo rural. Relembrando quais os motivos que levaram ao
deslocamento de brasileiros e estrangeiros para o DF.
Atividade 1.2 - No segundo momento da aula os alunos observarão o mapa do
DF e reconhecerão as cidades goianas e mineiras que fazem o entorno. Depois
farão a copia e a leitura da canção “ Vaca Estrela e Boi Fubá” do sertanejo
Patativa do Assaré e responderão algumas questões.
ETAPA 2 (1 aula)
Atividade 2.1 – Os alunos farão a copia e a leitura do texto “A Pressão
Demográfica: Entorno e Regiões Administrativas”. Depois responderão as questões
apresentadas.
Atividade 2.2 - Os
alunos escolherão alguém da família e farão uma entrevista.
Atividade 2.3 – Os alunos
montarão um mural com notícias do Entorno.
AVALIAÇÃO
A avaliação será constante mediante a participação dos
alunos nas atividades propostas.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Quadro branco, pincéis, cadernos, lápis, papel pardo,
mapas, etc
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