quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sequência didática: A dinâmica da ocupação do DF e suas consequências


A DINÂMICA DA OCUPAÇÃO DO DF E SUAS CONSEQUÊNCIAS


APRESENTAÇÃO
            A mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília trouxe uma grande quantidade de pessoas de todos os estados brasileiros para a construção da nova capital. Neste sentido, Brasília desde que foi criada enfrenta problemas demográficos.  Quando inaugurada sua população já passava de 100 mil habitantes, crescendo de maneira progressiva. Também contribuiu para o crescimento de algumas cidades do entorno como Luziânia, Formosa, etc. Este crescimento acelerado causou um grande impacto sobre a indústria de construção civil, a expectativa de empregos fez crescer o movimento migratório para Brasília e para as cidades do entorno. Este alto fluxo demográfico ocorreu durante a construção de Brasília e se prolongou até meados dos anos 70.
O crescimento do entorno deu-se a partir do momento que os imóveis no DF tornaram inacessíveis, levando a população de classe média a adquirir imóveis com preços mais baixos.

NÍVEL ESCOLAR: 4º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVOS
GERAL:
·         Avaliar papel da sociedade na transformação do espaço geográfico, percebendo manifestações cotidianas naturais e produzidas pelo homem, na modificação das paisagens;
ESPECÍFICOS
Perceber as relações de interdependência entre a cidade e o campo, comparando os diferentes modos de vida desses grupos sociais.
Identificar e compreender os espaços geográficos das regiões administrativas.
Conhecer e valorizar o modo de  vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem nos quais se encontram inseridos.
Saber utilizar procedimentos básicos de observação, descrição, registro,  comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja por meio de fontes escritas ou imagéticas.
e)      Utilizar a linguagem cartográfica para obter, representar informações e adequar a vida cotidiana.
f)       Realizar entrevista com o intuito de esclarecer dúvidas ou ampliar conhecimento.
CONTEÚDOS
Conceituais: População do Distrito Federal e Entorno; Região Centro-Oeste; Regiões Administrativas;
Procedimentais:
Observar as mudanças que o DF enfrenta desde sua construção.
Atitudinais:
Atentar e despertar para as  mudanças no ambiente físico e econômico produzidas pela migração.

SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ETAPA 1 (1 aula)
Atividade 1.1 - Buscando os conhecimentos prévios.
A aula será iniciada instigando os alunos para que eles possam expressar seus conhecimentos prévios sobre o que sabem sobre a mudança da capital para a Região Centro-Oeste. Revisando conceitos como: migração, imigração, emigração e êxodo rural. Relembrando quais os motivos que levaram ao deslocamento de brasileiros e estrangeiros para o DF.
Atividade 1.2 - No segundo momento da aula os alunos observarão o mapa do DF e reconhecerão as cidades goianas e mineiras que fazem o entorno. Depois farão a copia e a leitura da canção “ Vaca Estrela e Boi Fubá” do sertanejo Patativa do Assaré e responderão algumas questões.

ETAPA 2 (1 aula)
Atividade 2.1 – Os alunos farão a copia e a leitura do texto “A Pressão Demográfica: Entorno e Regiões Administrativas”. Depois responderão as questões apresentadas.
Atividade 2.2 -  Os alunos escolherão alguém da família e farão uma entrevista.
Atividade 2.3 – Os alunos montarão um mural com notícias do Entorno.

AVALIAÇÃO
A avaliação será constante mediante a participação dos alunos nas atividades propostas.
RECURSOS NECESSÁRIOS

Quadro branco, pincéis, cadernos, lápis, papel pardo, mapas, etc


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