quinta-feira, 27 de março de 2014

Trabalho: A história de Ceilândia

Trabalho: Aniversário de Ceilândia
            A pesquisa valerá 2 pontos
1. .O tema da pesquisa é: A história de Ceilândia
2. O trabalho deverá ser feito em folha com pauta e manuscrito, ou seja, não pode ser digitado;
3. Escrever com letra legível e a lápis
4. Pode pesquisar em livros ou na internet;
5. Se quiser pode colar fotografias de Ceilândia (retiradas da internet) para ilustrar seu trabalho;
6. Na última folha citar de quais livros e/ou sites você retirou as informações: nome do autor do livro, ano de publicação e a editora (no caso de livros); e se for da internet: nome do artigo, endereço do site e data de pesquisa.
7. Recomendo fazer um rascunho, pedir para que os pais ajudem a corrigir os erros e só depois passar a limpo;
8. Cuidado com a apresentação do trabalho ( não pode ser amassado, nem sujo, borrado, etc);

9. Data da entrega: 31/03/2014 impreterivelmente.     
           http://www.ceilandia.df.gov.br/sobre-a-ra-ix/conheca-ceilandia-ra-ix.html





terça-feira, 25 de março de 2014

Mapa conceitual de História do Brasil

Boa noite queridos,
       Como sugerido hoje pela manhã pelo aluno João Gustavo, aqui está o mapa conceitual de História do Brasil:  As Grandes Navegações, A chegada dos portugueses e Os primeiros habitantes.
        Espero que gostem...

segunda-feira, 24 de março de 2014

Eu, a leitura e a escrita: um amor antigo…

 

Lucimeire Vaz Lima

Sempre amei as letras, desde pequena me perdia na leitura de tudo que caísse em minhas mãos, minha mãe sempre teve cuidado para que nada “perigoso” ficasse dando sopa pela casa. Lia revistas, receitas de bolo, bulas de remédio, manual de instruções, embalagens de xampu, embalagens de produtos de limpeza e todo e qualquer livro que eu tinha acesso.

Aprendi a ler aos 5 anos com meu pai, meu herói que me ensinava tudo e quando chegava à escola não sentia dificuldades. Lembro-me minha primeira coleção de livros ganhei do meu tio, que na época era um rapaz solteiro e ao comprar um enciclopédia daquelas que os vendedores vendiam de porta em porta, ganhou uma coleção de contos de fadas como brinde. Eram 6 livros de capa amarela e figuras coloridas, me sentia muito importante por ter uma coleção só minha, simplesmente os devorei. Meu pai trabalhava próximo a uma banca de jornais e todas as sextas nos levava dois gibis, um da Turma da Mônica e um do Walt Disney, passava o fim de semana deitada na minha cama lendo os gibis que papai trazia.

Na minha época a alfabetização na escola só começava aos 7 anos na 1ª série, então era apaixonada pela minha cartilha e pelo livro 1 Caminho Suave, me divertia em ler a palavras, acertar nos ditados. Minha escola não possuía biblioteca e a minha sede pela leitura era enorme, então aguardava ansiosa para que chegasse a quarta-feira, quando então a Kombi da Leitura estacionava na entre quadra e logo formava uma longa fila de crianças inquietas para escolher seu livro e durante uma semana viajar naquelas histórias.

Não tínhamos as diversões e tecnologia que as crianças tem hoje, a TV oferecia alguns desenhos e filmes legais, mas a programação não era muito voltada basicamente aos pequenos. Podíamos brincar na rua com nossos vizinhos. E líamos muito, porque na falta de condições financeiras para viajar, os livros nos proporcionava viagens interessantes através dos livros, viajamos de tapete mágico, de avião, de trem, de navio, através de passagens secretas; conhecemos, praias, florestas, castelos, montanhas; visitamos continentes e galáxias; sentíamos até o cheiro das flores.

Na escola onde fiz o ensino fundamental havia uma biblioteca e eu adorava ir lá só para pegar os livros da coleção Vaga-Lume, acredito que li toda a coleção, li também O Estudante I e II, Pollyana Menina, Pollyana Moça e Pollyana Mulher, O Guarani, A Moreninha, e até mesmo O Estrangeiro de Albert Camus, entre outros.

Mas algo que nunca me deixou feliz foi fazer prova de livro, sempre acreditei que a leitura obrigatória tira um pouco do brilho das letras. Sempre escrevi bem, modéstia a parte, na escola minhas redações tinham notas boas.

Com tanta leitura um dia comecei a escrever, comecei com diários. Enchia vários cadernos com minhas chateações, tristezas e alegrias. Mas um dia já adulta conversando com uma amiga no MSN sobre as aventuras que tínhamos vivido ela dizia que se brincasse dava um livro. Então propus que criássemos um blog e escrevêssemos nossas histórias com nomes fictícios, claro. Daí em mais ou menos 30 minutos eu criei o blog e escrevi o texto, foi deliciosa a experiência e os textos foram surgindo. Quando tive um texto publicado no jornal do Sinpro DF fiquei muito feliz. Não conheço a autoria da frase, mas acredito nela “Há três coisas que um homem deveria fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.”, já plantei a árvore, me falta agora o filho e o livro.

É isso, assim foram meus primeiros contatos com a leitura e escrita.

sábado, 22 de março de 2014

22 de Março–Dia Mundial da Água

  História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos
rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

Você sabia?

- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação da Água.

Fonte: www.suapesquisa.com

sexta-feira, 21 de março de 2014

Entre saberes

Boa noite queridos,
Estava aqui estudando para realizar uma atividade da minha Especialização em Mídias da Educação, então me deparei com esse filme proposto por meu professor e pensei: "Por que não publica-lo no blog ?".
Me lembrei de nossa conversa hoje pela manhã. Peço que vocês assistam ao vídeo e comentem nessa postagem, a opinião de vocês é muito importante, ok?
Beijos!!!!!!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Doenças e prevenção de acidentes

Doença

Doença não é somente a falta de saúde. Doença é também uma variação, uma perturbação, um desequilíbrio na saúde das pessoas.

Geralmente as pessoas doentes ficam desanimadas, fracas, sem disposição para trabalhar, estudar, brincar, passear, rir, conversar.

Algumas doenças próprias da infância são: sarampo, catapora, caxumba, coqueluche, escabiose (sarna), pediculose (provocada pelo piolho), bronquite.

As verminoses também são comuns em crianças. Essas infestações são provocadas por certos vermes, que se alojam no corpo, parasitando-o e provocando o enfraquecimento e outros danos à saúde.

Vacinas

As vacinas podem evitar muitas doenças, como o sarampo, a tuberculose, a coqueluche, a caxumba, entre outras.

Muitas doenças foram erradicadas, ou seja, eliminadas através de campanhas de vacinação promovidas pelo governo. Veja algumas vacinas e o que elas evitam:

  • BCG-ID: formas graves de tuberculose;
  • VORH: diarreia por rotavírus;
  • VOP: poliomielite;
  • DTP +Hib: difteria, tétano, coqueluche, meningite;
  • SRC: sarampo, rubéola e caxumba.

As vacinas tem um papel fundamental na manutenção da saúde das crianças.

Doenças contagiosas e não contagiosas

Doenças contagiosas: são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outras. Esse contágio pode ocorrer através de contatos físicos entre as pessoas e também por meio de copos, pratos ou outros objetos contaminados. Ex: gripes, sarampo, catapora, entre outras.

Doenças não contagiosas: são aquelas que não são transmitidas de uma pessoa para outras. Entre elas temos doenças do coração, diabetes, doenças mentais, etc.

Prevenção de acidentes

Cuidado com a vida

A maioria dos acidentes que envolvem crianças ocorre na própria casa e, de cada 100 acidentes mais comuns, 90 podem ser evitados.

Prevenir os acidentes mais comuns é responsabilidade de todos, inclusive das crianças.

Observe como evitar acidentes que podem ocorrer no dia-a-dia:

  • Subir em malas, guarda-roupas, cômodas, pias, tanques para alcançar alguma coisa pode ser muito perigoso. Não faça dessas peças uma “escada”, pois elas não foram construídas para essa função. Subir em arvores e muros também é muito perigoso;
  • Tome cuidado com facas, tesouras e agulhas, pois você pode se machucar. Se tiver necessidade de usar esses instrumentos, faça-o com cuidado para evitar ferimentos.
  • Cuidado ao atravessar a rua, pois esta é um lugar de carros, motos, ônibus e caminhões. Eles são feitos de materiais muito mais resistentes que você que é de carne e osso. No caso de um atropelamento, é sempre o mais fraco quem sai machucado.
  • Brincadeira com fogo geralmente acaba em queimadura. Acender o fogão, o forno ou a churrasqueira é tarefa para um adulto. Tome também cuidados com as panelas sobre o fogão. Elas podem conter água, óleo e outros alimentos quentes, que se caírem na pela, causam queimaduras;
  • Produtos de limpeza, tintas, solventes, remédios são perigosos se usado de modo inadequado. Não mexa, não beba nem cheire esses produtos e também não faça misturas com eles, pois você poderá provocar algum tipo de intoxicação muito prejudicial ao seu organismo. Só tome remédios com indicação médica e sob orientação de seus pais ou pessoa responsável.
  • Saiba que choques elétricos às vezes dão apenas um susto, mas alguns casos podem ser fatais. Nunca mexa em fios desencapados ou fios caídos na rua. Jamais solte pipas próximas à rede elétrica. Não jogue objetos nesses fios, a vítima pode ser você;
  • Não provoque cachorros, gatos, cavalos e outros animais. Eles podem feri-lo com mordidas, arranhões e coices.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Oficinas de poemas…

    Hoje a aula foi muito boa. Trabalhei a 2ª e a 3ª oficina do Projeto Olimpiadas de Língua Portuguesa. Infelizmente não foi possível tirar fotos ( na verdade eu me esqueci,kkk)…
    2ª Oficina
     Apreciação do poema " Tudo a ver" do poeta Elias José. (apresentado no projetor multimídia).

  • Interpretação do poema:
  1. Do que trata o poema?
  2. Como sabemos que é um poema?
  3. Por que o poema é diferentes dos outro textos como: notícias de jornal, lista de compras, contos?
  4. Como o poema se organiza no papel?
  5. Há sons que se repetem?
  6. Há palavras ou expressões que mesmo distantes dentro do texto possuem semelhanças sonoras?
     3ª oficina
     Projeção no projetor multimídia do poema " O poeta aprendiz" de Vinicius de Moraes, ilustrado e cantado por Adriana Calcanhoto.
  • Explicação aos alunos que cada gênero textual possui características próprias, sendo preciso levar em conta dados como:
  1. Quem escreve?
  2. Para quem escreve?
  3. Com qual finalidade?
  4. Onde será publicado?
  • Os alunos produzirão um poema com o tema " O lugar onde vivo". Posteriormente postarão aqui no blog.

O lugar onde vivo...

O muro abaixo está decorado com alguns poemas produzidos pelas estrelas da sala...

14 de março - Dia da Poesia


quinta-feira, 13 de março de 2014

O poeta aprendiz


Vinícius de Moraes

Ele era um menino
Valente e caprino
Um pequeno infante
Sadio e grimpante.
Anos tinha dez
E asinhas nos pés
Com chumbo e bodoque
Era plic e ploc.
O olhar verde-gaio
Parecia um raio
Para tangerina
Pião ou menina.
Seu corpo moreno
Vivia correndo
Pulava no escuro
Não importa que muro
E caía exato
Como cai um gato.
No diabolô
Que bom jogador
Bilboquê então
Era plim e plão.
Saltava de anjo
Melhor que marmanjo
E dava o mergulho
Sem fazer barulho.
No fundo do mar
Sabia encontrar
Estrelas, ouriços
E até deixa-dissos.
Às vezes nadava
Um mundo de água
E não era menino
Por nada mofino
Sendo que uma vez
Embolou com três.
Sua coleção
De achados do chão
Abundava em conchas
Botões, coisas tronchas
Seixos, caramujos
Marulhantes, cujos
Colocava ao ouvido
Com ar entendido
Rolhas, espoletas
E malacachetas
Cacos coloridos
E bolas de vidro
E dez pelo menos
Camisas-de-vênus.
Em gude de bilha
Era maravilha
E em bola de meia
Jogando de meia -
Direita ou de ponta
Passava da conta
De tanto driblar.
Amava era amar.
Amava sua ama
Nos jogos de cama
Amava as criadas
Varrendo as escadas
Amava as gurias
Da rua, vadias
Amava suas primas
Levadas e opimas
Amava suas tias
De peles macias
Amava as artistas
Das cine-revistas
Amava a mulher
A mais não poder.
Por isso fazia
Seu grão de poesia
E achava bonita
A palavra escrita.
Por isso sofria.
Da melancolia
De sonhar o poeta
Que quem sabe um dia
Poderia ser.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Saneamento básico

 
Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Sanear é tornar o ambiente próprio para a moradia de pessoas. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado. Fazem parte do saneamento básico: tratamento da água, tratamento do esgoto e coleta de lixo.
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Todas as casas precisam ter rede de esgoto. Essa rede é composta de canos subterrâneos que levam todo o esgoto das casas, indústrias e escolas para as estações de tratamento. No esgoto existe todo tipo de lixo, fezes, urina e muita sujeira misturada. Nas estações de tratamento, esse esgoto é tratado antes de ser jogado em rios, mares ou lagos. Em alguns lugares, onde não há rede de esgoto, é necessário construir fossas. Elas devem ser construídas longe de poços artesianos e cisternas.
Todo o lixo que produzimos em casa deve ser separado em lixo orgânico e lixo reciclável. O lixo que você não mandar para a reciclagem, para ser reaproveitado como plástico, papel, vidro, metal, será levado para os aterros sanitários ou lixões. A falta de saneamento básico leva à contaminação de várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras.





terça-feira, 11 de março de 2014

Índios- Os primeiros habitantes do Brasil

Brasil foi descoberto, em abril de 1500, os navegantes portugueses muito se admiraram. Além de praias que eles nunca tinham visto, no novo mundo existiam habitantes completamente diferentes: os índios.

Mas eles não conseguiam conversar porque os navegantes falavam português e os índios falavam tupi-guarani. Eles se estranhavam, pois os índios vivam sem roupa, e os portugueses ficaram chocados. 

Os índios brasileiros não conheciam muitas coisas supercomuns na Europa: espelhos, sapatos, armas de fogo e até cachorros. Mas em compensação os índios viviam de maneira muito organizada. Cada tribo tinha um cacique (o chefe), um pajé (o médico) e vivia em uma aldeia (que eles chamavam de taba). Até hoje os índios vivem assim, em casas juntinhas umas das outras, normalmente formando um círculo. 

A vida dos índios hoje

Quem pensa que índio é tudo igual, está muito enganado. Entre as sociedades indígenas, existe uma incrível variedade de culturas, modos de vida, costumes, línguas, rituais. E na época do descobrimento essa variedade era muito maior.

Hoje em dia, a maior parte dos índios vive em reservas indígenas, que são áreas demarcadas e protegidas pelo governo. E os índios têm direitos sobre "as terras que tradicionalmente ocupam".

A área de uma reserva indígena deve incluir não só a aldeia (onde os índios moram em casas chamadas ocas) como também as terras em volta, onde se pode plantar, caçar, pescar. Na reserva, os índios mantêm seus costumes.
Mas isso não significa que estão isolados do resto do país. Eles participam da vida social, se candidatam a cargos políticos, reclamam da crise econômica e tudo mais.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/1-ano/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil.html

sábado, 8 de março de 2014

08 de Março–Dia Internacional da Mulher

MULHER
Um aroma suave
exalou das mãos do Criador,
quando seus olhos contemplaram
a solidão do homem no Jardim!
Foi assim:
o Senhor desenhou
o ser gracioso, meigo e forte,
que Sua imaginação perfeita produziu.
Um novo milagre:
fez-se carne,
fez-se bela,
fez-se amor,
fez-se na verdade como Ele quer!
O homem colheu a flor,
beijou-a, com ternura,
chamando-a, simplesmente,
Mulher!

Ivone Boechatmulher

sexta-feira, 7 de março de 2014

1ª oficina de Poemas

             O objetivo da aula de hoje era trabalhar diversos poemas trazidos pelos alunos. Que deveriam posta-los no blog utilizando a ferramenta Padlet a fim de criarmos um mural online.

             Começamos a aula no laboratório de informática.

WP_000906

Sala de estrelas Marcas:

              Então começamos a ter problemas técnicos, nossa internet não é tão boa ( para não dizer péssima), já que é bastante lenta. Abrimos o navegador Google Crome, mas este não carregava o Padlet, então fomos para Mozilla Firefox que abriu a ferramenta. Começamos a digitar os poemas, todos estavam bastante concentrados na execução da tarefa. No entanto para nossa surpresa os textos não apareceram para serem aprovados. Alguns alunos de dispuseram a tentar em casa.

             Quando voltamos para a sala, trabalhamos o poema Borboletas de Vinícius de Moraes.

WP_000919

 

              Mesmo enfrentando os problemas técnicos, nossa aula foi excelente.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Alimentação saudável

             Alimentar-se corretamente é muito importante  para nossa saúde. Saiba as funções dos grupos alimentares. Crie seus filhos bem. Ensine-os como devem se alimentar. A educação alimentar se aprende em casa. Os alimentos são os responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do organismo e é também através deles que se obtém a energia necessária para viver.

             Os alimentos que consumimos podem ser de origem animal, vegetal ou mineral.

· De origem animal, que é o caso das carnes, dos ovos, do leite e dos produtos que são feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo.

· De origem vegetal, que é o caso das frutas (goiaba, manga e banana), verduras (agrião, alface e brócolis), legumes (chuchu, cenoura e beterraba) e cereais (feijão, arroz e milho).

· De origem mineral, que é o caso da água e dos sais minerais. Estes últimos são encontrados na água e nos alimentos em geral.

           Todos os alimentos são necessários para manteres o corpo são. Eles dão-te a energia que precisas para viver, crescer e trabalhar. Os alimentos são constituídos por proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água. Os alimentos desempenham funções diversas, de acordo com a sua composição. Assim, podemos classificar os alimentos em:

· Alimentos construtores são chamados assim, pois a proteína tem papel fundamental na construção de músculos, sangue, órgão e também é muito importante para a renovação da pele. (ovos, leite e derivados, carnes, leguminosas secas (feijão, lentilha, ervilha, soja)

· Alimentos energéticos fornecem energia para o corpo, estão presentes nos corboidratos e lipídeos.

· Alimentos reguladores: são os que fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

          A água é o mais importante componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Unida ao oxigênio, a água é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funcões reguladoras e construtoras. 

Mural de Poemas