quarta-feira, 19 de março de 2014

Doenças e prevenção de acidentes

Doença

Doença não é somente a falta de saúde. Doença é também uma variação, uma perturbação, um desequilíbrio na saúde das pessoas.

Geralmente as pessoas doentes ficam desanimadas, fracas, sem disposição para trabalhar, estudar, brincar, passear, rir, conversar.

Algumas doenças próprias da infância são: sarampo, catapora, caxumba, coqueluche, escabiose (sarna), pediculose (provocada pelo piolho), bronquite.

As verminoses também são comuns em crianças. Essas infestações são provocadas por certos vermes, que se alojam no corpo, parasitando-o e provocando o enfraquecimento e outros danos à saúde.

Vacinas

As vacinas podem evitar muitas doenças, como o sarampo, a tuberculose, a coqueluche, a caxumba, entre outras.

Muitas doenças foram erradicadas, ou seja, eliminadas através de campanhas de vacinação promovidas pelo governo. Veja algumas vacinas e o que elas evitam:

  • BCG-ID: formas graves de tuberculose;
  • VORH: diarreia por rotavírus;
  • VOP: poliomielite;
  • DTP +Hib: difteria, tétano, coqueluche, meningite;
  • SRC: sarampo, rubéola e caxumba.

As vacinas tem um papel fundamental na manutenção da saúde das crianças.

Doenças contagiosas e não contagiosas

Doenças contagiosas: são aquelas que podem ser transmitidas de uma pessoa para outras. Esse contágio pode ocorrer através de contatos físicos entre as pessoas e também por meio de copos, pratos ou outros objetos contaminados. Ex: gripes, sarampo, catapora, entre outras.

Doenças não contagiosas: são aquelas que não são transmitidas de uma pessoa para outras. Entre elas temos doenças do coração, diabetes, doenças mentais, etc.

Prevenção de acidentes

Cuidado com a vida

A maioria dos acidentes que envolvem crianças ocorre na própria casa e, de cada 100 acidentes mais comuns, 90 podem ser evitados.

Prevenir os acidentes mais comuns é responsabilidade de todos, inclusive das crianças.

Observe como evitar acidentes que podem ocorrer no dia-a-dia:

  • Subir em malas, guarda-roupas, cômodas, pias, tanques para alcançar alguma coisa pode ser muito perigoso. Não faça dessas peças uma “escada”, pois elas não foram construídas para essa função. Subir em arvores e muros também é muito perigoso;
  • Tome cuidado com facas, tesouras e agulhas, pois você pode se machucar. Se tiver necessidade de usar esses instrumentos, faça-o com cuidado para evitar ferimentos.
  • Cuidado ao atravessar a rua, pois esta é um lugar de carros, motos, ônibus e caminhões. Eles são feitos de materiais muito mais resistentes que você que é de carne e osso. No caso de um atropelamento, é sempre o mais fraco quem sai machucado.
  • Brincadeira com fogo geralmente acaba em queimadura. Acender o fogão, o forno ou a churrasqueira é tarefa para um adulto. Tome também cuidados com as panelas sobre o fogão. Elas podem conter água, óleo e outros alimentos quentes, que se caírem na pela, causam queimaduras;
  • Produtos de limpeza, tintas, solventes, remédios são perigosos se usado de modo inadequado. Não mexa, não beba nem cheire esses produtos e também não faça misturas com eles, pois você poderá provocar algum tipo de intoxicação muito prejudicial ao seu organismo. Só tome remédios com indicação médica e sob orientação de seus pais ou pessoa responsável.
  • Saiba que choques elétricos às vezes dão apenas um susto, mas alguns casos podem ser fatais. Nunca mexa em fios desencapados ou fios caídos na rua. Jamais solte pipas próximas à rede elétrica. Não jogue objetos nesses fios, a vítima pode ser você;
  • Não provoque cachorros, gatos, cavalos e outros animais. Eles podem feri-lo com mordidas, arranhões e coices.

6 comentários:

Anônimo disse...

nossa que legal...
juliana

Anônimo disse...

foi maravilhoso e lindo esse testo e legal fala sobre cutura

Anônimo disse...

Oi eu sou,amanda
esse texto
é legal eu gostei
foi muito longo o texto
é Amanda ;)

Anônimo disse...

Felipe Stephen Cabral

Anônimo disse...

Felipe Stephen Cabral
muito legal esse texto professora

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO JULIANA