sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Projeto Literatura de cordel

LITERATURA DE CORDEL
APRESENTAÇÃO:
            Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
Uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
NÍVEL ESCOLAR: 4º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1 aula
OBJETIVOS
GERAL:
·         Ler com fluência e compreensão diversos gêneros textuais.

ESPECÍFICOS
a)      Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão;
b)      Compreender o que ouve argumentando, comparando e concluindo;
c)      Compreender e valorizar obras decorrentes da cultura popular em publicações antigas e atuais.
CONTEÚDOS
Conceituais: Folclore, literatura de cordel;
Procedimentais: Compreender a riqueza do folclore brasileiro.
Atitudinais: Atentar para a linguagem simples do poema e despertar para a narrativa que traduz a realidade do poeta.

SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ETAPA 1 (1 aula)
Atividade 1.1 - Buscando os conhecimentos prévios.
A aula será iniciada instigando os alunos para que eles possam expressar seus conhecimentos prévios sobre o que sabem sobre o folclore brasileiro, em especial sobre a literatura de cordel.
Atividade 1.2 – No segundo momento a professora apresentará o texto “Migrante” de Dalinha Catunda. Realizaremos a leitura compartilhada do poema e faremos a interpretação oral do texto sugerido.
Atividade 1.3 – Os alunos assistirão ao vídeo “ O cordel do Nascimento de Jesus”
Atividade 1.4 – Os alunos farão a ilustração do poema “Migração” imitando  a técnica da xilogravura.
Atividade 1.5 – Os alunos farão a leitura do texto “ Cordel adolescente, ô xente!”  de Silvia Orthof e também a interpretação oral e escrita.

CULMINÂNCIA
 Produção de um poema de cordel e ilustração utilizando a técnica da xilogravura.

 AVALIAÇÃO
A avaliação será constante mediante a participação dos alunos nas atividades propostas.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Guache preta, folhas brancas, rolinho de espuma, tesoura, bandejinhas de isopor (daquelas de frios), palito de churrasco, lápis, projetor multimídia, quadro branco, pincéis, caderno,




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